Nossa terra nossa gente. "O museu do sertanejo, Lô Tunú"



A poeira e o tesouro

Numa casa simples, um homem simples divide seu pequeno espaço com centenas de objetos antigos, que por sí sós, poderiam retratar com muita clareza o cotidiano do povo nordestino, mas como se não bastasse, seu Lô (como é carinhosamente chamado por quem o conhece), esbanja profundo conhecimento sobre cada um dos objetos expostos em sua espécie de “Museum private”. Impressionante ainda, é perceber a satisfação e o carinho estampados em seus olhos e transmitidos ao falar de suas peças, detalhando cada uma delas como se estivesse lendo ou como se ele próprio fosse o livro disposto a nos cobrir de conhecimento a respeito de sua terra e de sua gente. 

Há uma riqueza incalculável nas dependências daquela casa simples e na memória daquele senhor. Há ainda naquele lugar e eu pude testemunhar, um casamento perfeito entre a história e o historiador, há prova incontestável do amor de um nordestino pelo nordeste, mesmo que a poeira da estrada de barro onde ele se encontra, tente tornar turva essa relação.

Jacinto Tunú da Costa, vulgo "Lô Tunú", um sertanejo Tuparetamense residente no sítio Bom Sucesso à dois quilômetros da cidade, montou um rico acervo cultural do homem sertanejo. São centenas de peças  e indumentárias que fizeram e que fazem parte do cotidiano do homem do campo, do vaqueiro e da dona de casa. Logo na entrada do sítio nos deparamos com 21 carros de bois perfilados, e alguns velhos arados e cultivadores encostados.

"Visitar o museu de Lô Tunú"  é você mergulhar na história de nossa gente sertaneja, que vai desde a vestimenta do vaqueiro ao ferro de engomar, do rádio antigo á máquina de costura. Uma infinidade de objetos que no passado era essencial para sobrevivência e comum no cotidiano das famílias sertanejas.

Este site conversando com Lô perguntamos o que motivou ele juntar tanta coisa:

"Primeiro eu fico feliz quando recebo os amigos aqui na minha casa(Já com os olhos lagrimejando). Eu fui criado na roça e muitas dessas coisas fizeram parte da minha infância e outras pertenceram aos meus avós e bisavós, alguns eu fui adquirindo com amigos ou mesmo comprando. Eu quero preservar nossa história, cada objeto aqui tem seu valor sentimental."

O museu é aberto para visitação,o guia e historiador é o próprio Lô, e diga-se de passagem ele é uma atração a parte, com uma forma engraçada de conversar ele vai contando as histórias de cada objeto, e fala com propriedade.

- Aquela sanfona ali no recanto pertenceu a Zé Pretão,com ela Zé fez até serenata para mulher casa (Cai na risada)

- Aquela canga pertenceu ao meu pai,eu lembro da parelha de bois que puxava o carro carregado de algodão daqui para Bom Jesus (Nome de Tuparetama antigamente)

- Sim, esse cachimbo aqui pertenceu a um velho pescador, ele ia para beira do rio levava uma garrafa de pitú, entre uma baforada e outra tomava uma lapada, acho q o véi bebeu demais e perdeu o cachimbo... (Cai na risada).


O sertanejo é valente, persistente e um vencedor, 
A batalha é constante desde os primórdios do desbravamento do Sertão 
Nunca se cansa e nem amolenga diante das dificuldades do tempo e do espaço
O sol escaldante, o solo seco e a paisagem cinzenta, 
Não é desestímulo ao homem sertanejo 
A dificuldade faz até renascer o espírito de bravura. 
Pois o sertanejo é corajoso e não reclama fácil diante da tormenta 
E segue alegre em busca de um novo alento nas entoadas do sertão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vereadora vence no TSE depois de ser denunciada por colega de palanque

Temer corta orçamento do Exército que distribui água no Nordeste

O TCE-PE determinou a suspensão do leilão da prefeitura de Tuparetama que seria realizado nesta sexta-feira, (11)